As muitas Minas e a vastidão dos Gerais

A Veredas Jornalismo — que produz e edita a Revista Sagarana — Turismo e Cultura em Minas Gerais — está em processo de produção e edição de um livro fotográfico e literário, uma proposta inédita, original e de grande ousadia, cujo título é “As muitas Minas e a vastidão dos Gerais”.
 

Fotos
Henry Yu

Trata-se de um livro produzido com absoluta excelência gráfica e editorial; com impressão e acabamento requintado e luxuoso; de alta qualidade, utilizando-se dos mais modernos recursos disponíveis na indústria gráfica.
 
O livro será bilíngue (português e inglês) e ilustrado por ensaios fotográficos; são 220 imagens (fotos com as seguintes medidas: 29,5 x 21cm e 29,5 x 46 cm), além de desenhos ilustrativos (reprodução de aquarelas).
 

400 páginas

O livro ''As muitas Minas e a vastidão dos Gerais” pretende apresentar toda a diversidade cultural do Estado, expressa em suas manifestações artísticas e culturais e, ainda, em suas riquezas   edificadas — caracterizadas pelo maior e mais importante patrimônio histórico do Brasil.
 
O livro vai mostrar também o mais abrangente relato da grandiosa riqueza natural  de Minas Gerais, revelada pelas mais fantásticas fotos da natureza de todos os recantos do Estado.
 
O livro ''As muitas Minas e a vastidão dos Gerais” será dividido nos seguintes capítulos:

 
Capítulo 1. Arquitetura de Minas Gerais: uma visão panorâmica dos mais importantes estilos arquitetônicos existentes em Minas; do estilo Barroco passando pelo Moderno ao Contemporâneo.
 
Capítulo 2. Arte em Minas Gerais: também uma visão panorâmica das mais importantes manifestações artísticas existentes em Minas; da Arte Barroca passando pela Arte Moderna à Arte Contemporânea. De Aleijadinho a Amilcar de Castro.
 
Capítulo 3. Artesanato em Minas Gerais: amostragem dos mais significativas peças de artesanatos produzidos em todas as regiões de Minas Gerais.
 
Capítulo 4. Folclore em Minas Gerais: um completo painel de todas as manifestações folclóricas tradicionais existentes em Minas Gerais; do congado, da cavalhada à folia de reis.
 
Capítulo 5. Festas Religiosas em Minas Gerais: também um amplo painel de todas as romarias e festas movidas pela fé em feriados religiosos no estado.
 
Capítulo 6. Festas populares e tradicionais de Minas Gerais: mais um amplo painel destas festas, desde as exposições de agropecuária a festividades como o carnaval e festas
juninas.
 
Capítulo 7. A grandiosa natureza das Minas Gerais. Uma abordagem completa de todas as belezas naturais e a magnífica biodiversidade de Minas Gerais: fauna, flora (espécies ameaçadas de extinção); todas as informações, ricamente ilustradas com fotos exclusivas, de reservas ecológicas como os Parques Nacionais da Serra do Cipó, Canastra, Grande Sertão: Veredas, Caparaó e todos os parques estaduais mineiros, além de diversas RPPNs.

Um vasto painel sobre as grandes bacias hidrográficas com informações precisas sobre a biodiversidades dos principais rios, os lagos e as mais fantásticas cachoeiras; também ilustradadas com belíssimas imagens exclusivas. Da mesma forma serão retratadas as grutas e cavernas, além de uma amostragem detalhada dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.
 
Capítulo 8. A gastronomia de Minas Gerais. Uma completa abordagem da típica culinária mineira, incluindo uma vasta contextualização histórica explicando as origens dos pratos tradicionais, além de extensa amostra de receitas, ilustradas por belíssimas imagens das mais variadas delícias e das mais belas cozinhas de Minas Gerais.
 

Valor a ser captado, via Lei Federal de Incentivo à Cultura:
R$ 411 000,00

Ao incentivador (patrocinador): disponibilização de 750 exemplares do livro; exposição de logomarca nas capas e mais 8 páginas internas (no miolo) para mensagem institucional.
 
Contatos:
Cézar Félix
31 3344 2245/9951 3380/9769 4748
veredasjornalismo@uol.com.br