Páginas da diversidade

 
Lugares paradisíacos como o Parque Estadual do Ibitipoca, a região conhecida como “Quadrilátero Ferrífero” e o vasto mundo dos sertões das Gerais, inspiraram esta edição 31 de Sagarana, mais um número comemorativo de seu ano 10, que traz belas reportagens sobre esses rincões de Minas Gerais.

Muito além da rica biodiversidade revelada em cada canto do Ibitipoca — e nas mais de 70 cavidades naturais e cavernas do parque —, merece aplauso o Plano de Manejo implantado nesta importante reserva natural da Zona da Mata mineira. Trata-se de uma providência fundamental para o desenvolvimento sustentável do turismo no Parque Estadual do Ibitipoca, aliás, já consagrado como um destino turístico preferencial dos amantes da natureza.

Conhecido pelas inestimáveis riquezas geradas pela mineração do ouro e do ferro, o “Quadrilátero Ferrífero” ainda guarda espécies animais e vegetais únicas no Brasil, além de inúmeras nascentes. São tesouros de valor incalculável que precisam ser preservados a qualquer custo. Soma-se a isto, a potencialidade turística, pois o “Quadrilátero” é a porção mais significativa do Circuito Turístico do Ouro e da Estrada Real, destinos em franco desenvolvimento.

Imortalizadas por Guimarães Rosa, as tradições do povo sertanejo, as indescritíveis belezas cênicas e a fabulosa biodiversidade do Cerrado — um dos biomas mais ameaçados da Terra — desvelam um vasto mundo, o Sertão das Gerais. Na reportagem, confira porque os Sertões das Gerais são considerados como áreas prioritárias para a investigação científica e para a conservação da natureza.

Este número também traz uma entrevista com o governador Aécio Neves — que afirma que o turismo cresce vigorosamente no estado em todas as suas expressões como atividade — e mostra dois belos exemplos da rica produção cultural mineira, traduzidas na dança e na fotografia.

Dois poetas, um esculpiu os versos e o outro, a serviço da fotografia, lapidou as imagens que estão nas 16 páginas do Ensaio Especial comemorativo dos 10 anos de saga desta Sagarana.






Produzida e editada por:
Veredas Jornalismo

Editor
Cézar Félix

Editor de Fotografia
Henry Yu

Editor de Arte
José Afonso Cézar


Colaboradores:

- Fotos
Fernando Grillo
Fernando Piancastelli
Henry Yu
Marilene Ribeiro
Roberto Murta

- Ilustração
Mário Vale

- Reportagem

Assad Abraão
Mariana Lage
Ricardo Bandeira
Rúbia Piancastelli

- Articulista
Euclides Guimarães


Publicidade
Dom Representações e Mkt

Scanner e Tratamento
Times Editorial