Diversidade de produtos turísticos

 
A imensa biodiversidade da Serra do Espinhaço é, mais uma vez, tema de reportagem desta Sagarana. A cadeia do Espinhaço, com 1, 5 km de extensão — começa na Serra de Ouro Branco, no Quadrilátero Ferrífero mineiro, corta o Estado, e se estende até o maciço da Chapada Diamantina na Bahia —, ainda guarda um impressionante mosaico de belezas naturais, riquezas históricas, arquitetônicas e culturais, além de abrigar fabulosas espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção.

É um destino turístico de grande potencial, que, inclusive, já angaria investimentos. Na reportagem, as fotos de Roberto Murta e Miguel Aun desvelam com extrema sensibilidade uma porção da biodiversidade da magnífica Serra do Espinhaço.

O mais importante destino turístico que está dentro dos limites desta reserva da biostera e cidade Patrimônio Cultural da Humanidade é Diamantina — refererência do Circuito do Diamante e da Estrada Real. Os incríveis atrativos desta cidade monumento com quase 300  anos de história estão detalhados nesta edição.

A segunda etapa da aventura de dois ciclistas pela Estrada Real é justamente pelas trilhas da Serra do Espinhaço, entre Belo Horizonte e Diamantina. Junto com os aventureiros, o leitor vai enveredar-se pelo Caminho dos Diamantes e encantar-se com o ensaio fotográfico de Henry Yu.

Fechando o rol das grandes reportagens, esta edição 27 de Sagarana detalha como acontece o evento “Comida di Buteco”, que já se transformou em mais um grande atrativo turístico da capital.  

Este registro sobre o “Comida di Buteco” junta-se a uma série de reportagens iniciada (em edições anteriores) com a cobertura do Festival “Tudo é Jazz”, de Ouro Preto, e com a Mostra de Cinema de Tirandentes. Com estas matérias, Sagarana chama a atenção para esses eventos, pois tornaram-se importantíssimos produtos turísticos por atrair pessoas de todo país e do exterior, por movimentar considerável volume de  recursos e, inegavelmente, por gerar trabalho e renda. São iniciativas que devem ser louvadas e incentivadas por todos os setores — do poder público à iniciativa privada — que  sustentam a indústria do turismo.






Produzida e editada por:
Veredas Jornalismo

Editor
Cézar Félix

Editor de Fotografia
Henry Yu

Editor de Arte
José Afonso Cézar

Colaboradores:

- Repórteres
Andréa Rocha
Assad Abrahão
Carolina Godoi
Marina Lutterbach
Marina Rattes
Raquel Coutinho

- Fotógrafos
Eugênio Sávio
Fernando Grilo
Fernando Piancastelli
Henry Yu
Miguel Aun
Roberto Murta

- Articulista
Euclides Guimarães (Kika)

- Ilustração
Mário Vale

Publicidade
Dom Representações e Mkt

Scanner e Tratamento
Times Editorial

Produção Gráfica
Henry Yu

Projeto Gráfico
J. A. Cézar

Projeto Editorial
Cézar Félix