Monumental complexo turístico rural

O primeiro lake resort do Brasil reúne atrativos como pesca esportiva, gastronomia de padrão internacional e um magnífico complexo hoteleiro, além da capacidade para eventos, formando uma imensa estrutura de lazer lapidada, em sua arquitetura e paisagismo, pelo bom gosto, sofisticação e funcionalidade. 


Reportagem Cézar Félix
Fotos Henry Yu

Águas do Treme, empreendimento denominado Lake Resort, pioneiro no Brasil, é um grande complexo de lazer voltado para todas as vertentes de turismo rural e eventos. No Águas do Treme, o turista pode escolher entre usufruir da hospedagem de alta qualidade ou passar o dia desfrutando de uma ampla estrutura voltada exclusivamente para o lazer de toda a família. Nesta última opção, basta adquirir o passaporte (no sistema Day Use) e aproveitar todas as atrações. Localizado na cidade de Inhaúma, a 83 km de Belo Horizonte, ocupa uma área de 300 hectares de cerrado mineiro, e tem o maior lago de pesca esportiva da América Latina, cuja orla é circundada por aproximadamente 6 km de pista asfaltada. Não há circulação de carros, graciosos trenzinhos fazem o transporte dos clientes, uma segurança e uma atração a mais para a criançada, aliás, permanentemente atendida por monitores especializados. O lake resort possui vários espaços cercados do verde do cerrado com paisagismo e decoração exuberantes, que proporcionam ao visitante o sentimento de estar plenamente em harmonia com a natureza bruta do sertão dos gerais. “O sertão é do tamanho do mundo”, decretou Guimarães Rosa. O Águas do Treme abre boas possibilidades para quem deseja vivenciar o ambiente sertanejo com muito charme, requinte e conforto.

Para deleite dos hóspedes e visitantes, o complexo de lazer oferece ampla piscina com spa salinizado, bar molhado, sauna com entrada subaquática, as tão procuradas quadras de tênis com piso de saibro e quadras de areia para vôlei, peteca e futebol. O Quiosque do Sossego, equipado com cascatas, solarium, espreguiçadeiras e redes, convida para o mais absoluto repouso, ao som do canto de centenas de pássaros. O Quiosque da Alegria é voltado para a garotada, com atrações como playground, casa de bonecas mobiliada, muro de escalada, bicicletas, triciclos e uma variada programação de brincadeiras comandadas pelos monitores.

Os eventos, sociais e empresariais, realizados no Águas do Treme são personalizados, pois eles podem ocorrer em diversos espaços e de acordo com o perfil e sonho do cliente.


Conforto e requinte

Destaca-se na paisagem do resort uma magnífica igreja que é uma impressionante réplica da Igreja de Nossa Senhora de Loreto, construída no século XVIII, em estilo barroco, e localizada na Ilha do Frade, na Bahia. O interior do templo é enriquecido por uma via-sacra pintada por Poteiro e por belíssimas imagens de São Joaquim e Sant’Ana, além de anjos, lustres, castiçais e tocheiros, originais, também em estilo barroco. Caprichosamente construído em estilo espanhol, o hotel do Águas do Treme é uma atração à parte. Decorado em estilo contemporâneo, com peças e mobiliário tradicionais do século XVIII e com telas de grandes pintores brasileiros como Portinari, Di Cavalcanti, Manabu Mabe e Volpi. O hotel conta com 12 suítes, onde o bom gosto e o conforto garantem noites inesquecíveis. São duas suítes master, oito luxo e duas standard. Destaque para a suíte master, com 50 metros quadrados de muito luxo, equipada com TV de 29 polegadas, frigobar, ar-condicionado e uma sala de banho com uma imensa banheira de hidromassagem.

Nas noites, para o mais completo relaxamento, o hotel ainda dispõe de home theater, salas de estar, piano-bar e o mirante que descortina ampla vista panorâmica.

Para quem deseja uma opção diferenciada e descontraída, o Águas do Treme dispõe de dois ranchos, com três quartos cada um, para hospedagem e acomodação de visitantes que buscam um pouco mais de privacidade.


Gastronomia e pesca esportiva

A estrutura gastronômica compreende o Restaurante Lê Gourmet, que tem como estrela a cozinha internacional com o toque especial da comida mineira acompanhada por uma selecionada carta de vinhos; o Restaurante Bistrô, que oferece pratos da cozinha internacional e regional; e ainda o Bar do Pier, que serve deliciosos petiscos e grelhados. Além dos pratos à la carte, é servido aos sábados, domingos e feriados, um bufê com uma pitada de cozinha mineira, oferecendo opções como grelhados de peixe, boi ou frango.

Os aficcionados pela pesca esportiva podem se esbaldar com o lago de aproximadamente 60 hectares e toneladas das mais variadas espécies de peixes, entre elas dourado, surubim, tilápia, pacu e matrinxã. Os amantes do esporte podem praticar diversas modalidades, entre elas baitcasting, spinning e flyfishing; levar seus próprios equipamentos, comprar ou alugar o que for necessários para a sua prática, com diversos tipos de iscas, varas, molinetes e outros acessórios na Loja de Pesca. E podem contar também com monitores especializados à disposição.


Consciência ambiental

O Águas do Treme nasceu a partir de uma área de reflorestamento de eucaliptos que possuía uma lagoa assoreada. Com a aquisição do terreno, o primeiro passo foi recuperar a área com vegetação nativa do cerrado, desassorear a lagoa, revitalizar sua nascente, e só então desenvolver a piscicultura e trabalhar a pesca esportiva inaugurando o sistema Day Use. O conceito se expandiu, dando origem ao primeiro lake resort do país.

A região, conhecida anteriormente como Açude do Treme, é formada por um solo mole, que tremia quando os animais iam beber água. Por isto, o nome do empreendimento.

“Fazem parte de nossos objetivos trabalhar a questão ambiental, incrementar a preservação da cultura regional, transformando manifestações típicas da região como Congado e Folia de Reis em atrativos”, explica Jercineide Castro, diretora do Águas do Treme. Outra prioridade do empreendimento é envolver a comunidade, “seja com a política de contratação do pessoal, hoje em torno de 90%, ou levando o turista para conhecer os atrativos da região, tais como a gruta Rei do Mato, as fazendas vizinhas, onde ele pode adquirir produtos como goiabada, cachaça artesanal, ou conhecer o artesanato através das famosas paneleiras de Inhaúma e o Centro de Artesanato”, conta Jercineide.

O lake resort desenvolve um programa ecológico, cujo conceito é “conhecer para preservar”. O Águas do Treme possui projeto de piscicultura, viveiro de mudas, trilha viva e oferece passeios à serra de 700 hectares, que proprocionam ao visitante conhecimento e valorização da fauna e da flora locais. Reflorestamento e desenvolvimento sustentável são exemplos da responsabilidade ecológica desenvolvida no resort. Após três anos de trabalho, observa-se a volta de animais como lobo-guará, ariranha, raposas e uma quantidade enorme de aves.

O Águas do Treme não pára de crescer. O projeto de ampliação inclui a construção de mais suítes, ampliação da área de convenções e diversificação da área de atuação com festivais de gastronomia, projetos ambientais voltados para o público infantil, colônia de férias especiais, programas personalizados para empresas e participação no Projeto Estrada Real. Sinal de que respeito à natureza e atividade econômica não precisam seguir caminhos divergentes.